Web Content Display Web Content Display

Tendencias

Asset Publisher Asset Publisher

Asset Publisher Asset Publisher

Back

Projeto de educação corporativa: saiba como implementar

Projeto de educação corporativa: saiba como implementar

 

Cada vez mais, as empresas reconhecem a importância de ter em seu quadro de colaboradores profissionais realmente preparados para lidar com os desafios do mercado, aumentando assim seus resultados diante dos concorrentes. Para isso, é fundamental investir em um projeto de educação corporativa. Essa é uma das responsabilidades do time de Recursos Humanos, que tem como objetivo preparar e capacitar os funcionários da organização, otimizando o investimento na área e aumentando o aprendizado e o desenvolvimento interno. Dessa forma, a equipe se mantém atualizada e com alta produtividade. No entanto, para que esse projeto tenha sucesso, é preciso montar uma estrutura adequada, investindo nos treinamentos certos e em formatos de ensino atrativos. Não tenha dúvida: uma boa estratégia garante um processo de capacitação muito mais eficiente, trazendo ótimos resultados para o negócio. Pensando nisso, resolvemos trazer para este post informações valiosas sobre um bom projeto de educação corporativa, além de dar dicas sobre como implementá-lo com sucesso dentro do seu negócio. Leia até o final para conferir!

O que é educação corporativa?

A educação corporativa nada mais é que um método de desenvolvimento e capacitação focado nos colaboradores da empresa. O objetivo desse processo é criar uma cultura de aprendizado, desenvolvimento de competências e adoção de valores alinhados aos objetivos e às metas da organização. Qual o resultado? Equipes mais produtivas e maior competitividade no mercado. Vale ressaltar que a relevância da educação corporativa tem aumentado bastante com o novo cenário das organizações, que traz um foco muito maior nas pessoas e no desenvolvimento interno. Essa prática garante a motivação e o preparo dos funcionários para lidar com diferentes desafios do dia a dia e adotar novas tecnologias para otimizar suas tarefas.

Objetivos

desenvolver habilidades sobre as atividades-chave do negócio;

• apresentar e integrar colaboradores com a cultura organizacional;

• desenvolver e padronizar comportamentos e atitudes;

• capacitar funcionários para operarem máquinas e instrumentos de trabalho;

• apresentar e instruir colaboradores a realizar procedimentos corretamente;

• educar sobre procedimentos e boas práticas de segurança no trabalho;

• desenvolver habilidades de liderança e gerenciamento;

• qualificar de forma contínua os funcionários, apresentando as mudanças no mercado e as adequações necessárias;

• apresentar conhecimentos e práticas para melhorar a qualidade de vida dentro e fora do ambiente de trabalho;

• integrar teorias ensinadas em escolas com práticas da rotina de trabalho;

• demonstrar os fluxos e processos dentro da cadeia de negócios.

Basicamente, um projeto de educação corporativa ajuda a aumentar a qualidade dos resultados, capacitando os profissionais com práticas e conteúdos necessários para melhorar a competitividade do negócio. O processo de treinamento e capacitação pode ser feito de forma presencial, a distância ou até mesmo montando um combinado dessas 2 modalidades. Exemplos comuns são palestras, apresentações, workshops e aulas.

Quais são os benefícios para a empresa?

Adotar um projeto de educação corporativa gera diversos benefícios para qualquer negócio. Listamos aqui os principais para mostrar como é interessante adotar essa prática. Acompanhe!

Aumento da produtividade

O primeiro ganho normalmente obtido ao adotar um projeto de educação corporativa vem em forma de aumento da produtividade dos funcionários capacitados. Afinal, esses profissionais passam a executar suas funções com mais conhecimento, errando menos e se tornando mais ágeis.

Incentivo à inovação

Os colaboradores passam a ter mais confiança em seus conhecimentos, uma vez que estão em aprendizado constante. Dessa forma, é comum que apresentem inovações nos processos de trabalho e se tornem mais flexíveis em relação ao uso de novas tecnologias.

Melhora do ambiente

Pode acreditar: os treinamentos oferecidos criam um ambiente positivo na empresa. Isso porque os colaboradores que recebem tal conhecimento se sentem valorizados pela organização, que está investimento em seu desenvolvimento.

Redução do turnover

A melhora no ambiente resulta em ganho financeiro para a organização por meio da redução do turnover — métrica que é uma das maiores preocupações de qualquer empresa. Afinal, funcionários motivados e satisfeitos tendem a permanecer em suas funções.

Otimização dos investimentos

Um bom projeto de educação corporativa otimiza os investimentos feitos em treinamentos e capacitações dentro da organização. Esse processo permite que as escolhas aconteçam de acordo com as reais necessidades da empresa, impactando diretamente seus resultados.

Como implementar um projeto de educação corporativa?

O desenvolvimento e a implementação de um projeto desse tipo envolvem um bom planejamento e conhecimento do time de RH. É necessário seguir um processo estruturado para alcançar os objetivos esperados com a educação corporativa. Confira o passo a passo que montamos para facilitar essa prática para você!

Defina os objetivos

O primeiro passo é determinar os objetivos do projeto. Para isso, é preciso fazer um levantamento das demandas de treinamento dentro da organização, avaliando as áreas e os profissionais mais necessitados. Essa prática determinará quais são as prioridades para colocar no plano de ensino.

Escolha os métodos

Depois, é preciso definir os métodos educativos a serem usados. Essa escolha deve ser feita considerando o levantamento feito anteriormente, bem como o perfil dos funcionários que receberão cada treinamento. Afinal, algumas pessoas lidam melhor com cursos presenciais, enquanto outras preferem workshops e capacitações mais práticas.

Estruture um cronograma

Com objetivos, métodos e profissionais selecionados, é preciso estruturar como será feita a aplicação das capacitações e dos treinamentos. Nem todos vão acontecer ao mesmo tempo. Alguns podem ser contínuos, enquanto outros são mensais ou até mesmo pontuais. Considere as prioridades e o orçamento disponível para definir um cronograma.

Determine métricas de desempenho

Um bom projeto de educação corporativa deve contar com indicadores a fim de avaliar o desempenho de cada capacitação e treinamento realizado. Testes e armazenamento de resultados são práticas comuns.

Implemente e acompanhe

Agora chegou o momento de implementar o projeto e acompanhar sua execução. É importante que seja feita uma divulgação antecipada de todos os treinamentos, avisando aos funcionários que devem participar e controlando o interesse e o conhecimento geral.

Otimize de forma constante

Por fim, é importante avaliar as métricas de desempenho e os feedbacks dos colaboradores para identificar pontos de melhoria na iniciativa, otimizando suas práticas de forma constante. Usando essas dicas, você vai ver como a criação de um projeto de educação corporativa se tornará muito mais fácil! Mas atenção: se o time de RH da empresa for pequeno ou não tiver o conhecimento necessário para se dedicar à tarefa, saiba que existem empresas especializadas capazes de resolver desde o desenvolvimento à implementação de um projeto de qualidade! Agora que você já sabe da importância de contar com um projeto de educação corporativa na sua empresa, responda: acha que é o momento de adotar essa estratégia? Entre em contato com a Telefônica ED, especialista no assunto, e dê início a seu projeto!


Web Content Display Web Content Display