Web Content Display Web Content Display

Tendencias

Asset Publisher Asset Publisher

Asset Publisher Asset Publisher

Back

Avaliações de desempenho: entenda a importância e saiba como fazer

Avaliações de desempenho: entenda a importância e saiba como fazer

Cada vez mais, as empresas compreendem a importância de contar com profissionais qualificados e produtivos para alcançar melhores resultados no mercado. Mas de que forma garantir um nível crescente de produtividade no time? Para isso, é importante adotar avaliações de desempenho, prática que traz diversos benefícios para qualquer organização. Por meio dessas avaliações é possível, por exemplo, identificar colaboradores que têm enfrentado problemas em suas tarefas, a ponto de comprometer os resultados gerais do time. Essa compreensão permite ao departamento de RH direcionar melhor seus treinamentos e suas capacitações, com foco no desenvolvimento daqueles colaboradores e equipes que mais precisam. O detalhe é que muitas empresas nunca chegaram a implementar esse processo. Isso sem falar nas que o abandonaram pelo meio do caminho. O que esses negócios têm que entender é que, por mais que possa parecer complexo e trabalhoso, basta traçar um bom planejamento e contar com a ajuda de parceiros especializados no assunto para que as avaliações possam ser feitas da melhor maneira, trazendo os melhores resultados e sem dor de cabeça. Pensando em todo esse contexto, resolvemos trazer para o post de hoje informações relevantes sobre avaliações de desempenho nas empresas, mostrando a importância de adotar essa prática e como fazê-la com eficiência no seu negócio. Confira!

O que são avaliações de desempenho?

As avaliações de desempenho são métodos usados para compreender os resultados dos colaboradores, dos times e da organização como um todo dentro de um determinado período de tempo — como bimestre, semestre ou ano. Elas permitem dizer se o desempenho foi satisfatório, ficando dentro do esperado, ou ruim, ficando abaixo das expectativas. Normalmente, as avaliações são feitas de forma comparativa, com os números de um período avaliados em comparação com valores alcançados em períodos anteriores ou com metas definidas para ele. As vendas do primeiro trimestre de 2018, por exemplo, podem ser avaliadas tendo como ponto de comparação as metas estabelecidas para o período, bem como os valores do primeiro trimestre de 2017. O ideal é que o acompanhamento de resultados seja feito de forma constante e a avaliação desses valores aconteça em momentos específicos, como fechamentos e momentos de decisão da gestão.

Por que adotar essa prática na empresa?

São diversos os motivos para se fazer avaliações de desempenho dentro das organizações. Elencamos aqui os principais, mostrando como a prática é uma ótima escolha. Continue lendo para saber!

Tomar decisões de movimentações

Com base nos resultados de cada colaborador, é possível determinar quais são aqueles que não estão mais produzindo como o esperado. Pense bem: se for o caso de optar por desligamentos da empresa, reduzindo a equipe, saber quais são os funcionários menos produtivos é fundamental para minimizar perdas. Outras decisões também são facilitadas com a análise de desempenho dos funcionários, como a identificação dos melhores profissionais para a oferta de promoções, bonificações e outros incentivos. A escolha de colaboradores para eventuais transferências também pode usar as avaliações como base.

4. Definir programas de treinamento

Os valores atribuídos ao desempenho também ajudam na escolha dos treinamentos e das capacitações que precisam receber mais investimentos, bem como quais profissionais devem ter prioridade em realizá-los. Um bom projeto de educação corporativa usa os estudos de desempenho e do perfil dos colaboradores para tomar esse tipo de decisão.

Apresentar feedbacks e direcionar o time

Muitos funcionários acabam desmotivados por não receberem feedbacks diretos a respeito de seus resultados e do seu desenvolvimento dentro da organização. A sensação de que estão perdidos, indo para lugar algum, acaba gerando a necessidade de buscarem por novas oportunidades no mercado, fazendo que o time perca profissionais de qualidade. Ao realizar avaliações, a empresa consegue apresentar para cada colaborador como anda sua performance e quais são os passos necessários para subir na carreira internamente. Para tanto, é preciso estabelecer metas para cada profissional, bem como pensar em recompensas para quando atingirem esses objetivos, aumentando sua motivação e, consequentemente, sua produtividade.

Aumentar a produtividade interna

Os principais resultados das avaliações de desempenho, quando usadas para tomar decisões na gestão, são vistos em forma de aumento da produtividade interna e da construção de um ambiente de trabalho mais saudável. Com essa prática em andamento, o RH direciona melhor os funcionários, capacitando-os para entregarem mais e de forma mais eficiente.

Quais os métodos de avaliação mais eficientes?

Existem diferentes formas de fazer avaliações dentro da empresa. Os métodos mais eficientes e normalmente mais usados serão apresentados a seguir. Acompanhe!

Autoavaliação

Como o próprio nome já diz, aqui os próprios funcionários avaliam sua performance. A autoavaliação pode ser feita de forma aberta ou direcionada, respondendo sobre diferentes aspectos do seu trabalho — como entregas, relacionamento com o time e evolução no período. Essa prática deve ser feita em conjunto com outros métodos, sendo o mais indicado que o gestor discuta as respostas com o funcionário após sua execução, apresentando sua percepção individual sobre o colaborador.

Avaliação 360 graus

Temos aqui o modelo de avaliação mais amplo do mercado, que envolve a análise do colaborador de forma completa, com sua percepção própria, as perspectivas do gestor, da equipe de trabalho e até mesmo de fornecedores e clientes. Cada um deve avaliar o funcionário de acordo com o esperado das respectivas relações, com o gestor focando em suas entregas enquanto o time avalia o relacionamento interpessoal.

Balanced Scorecard

O Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia desenvolvida em Harvard, uma das universidades mais prestigiadas do mundo. Seu objetivo é avaliar os funcionários sob 4 perspectivas: financeira, de processos internos, do cliente e crescimento. Com base nessa análise, metas são definidas para o próximo período, bem como tarefas que devem ser feitas para alcançar tais objetivos.

Avaliação de potencial

Esse modelo de avaliação é focado na compreensão e no aproveitamento do potencial de cada profissional. O objetivo é identificar os pontos fortes de todos e entender se eles estão sendo adequadamente aproveitados pela organização. Além disso, essa análise mostra se a empresa tem funcionários com potencial para crescer e produzir em diferentes cenários, algo muito importante para os negócios atuais.

Como melhorar a performance pelas avaliações?

A essa altura, você já entendeu que as avaliações de desempenho são importantes para melhorar a produtividade do time, certo? Para isso, no entanto, é preciso que o processo seja cuidadosamente estruturado, criando um sistema que não constranja e incomode o time, mas sim mostre a relevância dessa prática. Para aproveitar os benefícios da realização de avaliações, é necessário que essa prática seja usada de forma estratégica, com os resultados dos estudos feitos sendo usados para as tomadas de decisão. Dessa forma, como você já viu, é possível identificar gargalos de desenvolvimento, necessidades de promoções e mudanças internas. Com um projeto de educação corporativa eficiente, a realização de avaliações se torna parte de um processo mais completo, que envolve o entendimento das necessidades dos colaboradores e da empresa, além da otimização das decisões que atendem a ambos. Isso garante profissionais satisfeitos, motivados e desenvolvidos, resultando em um negócio muito mais competitivo. E se você gostou de saber mais sobre as avaliações de desempenho e sua importância para as empresas, compartilhe este post em suas redes sociais! Assim, você ajuda outras pessoas a entenderem mais sobre o assunto!


Web Content Display Web Content Display