Web Content Display Web Content Display

Tendencias

Asset Publisher Asset Publisher

Back

Employee value proposition (EVP): o colaborador em evidência!

Employee value proposition (EVP): o colaborador em evidência!

Em um cenário cada vez mais competitivo, empresas de todos os tamanhos e segmentos já perceberam a importância de investir em estratégias que atraem e mantêm os melhores profissionais do mercado. Por esse motivo, é importante conhecer a Employee Value Proposition (EVP), uma das principais práticas para alcançar esse objetivo.

A EVP tem como proposta colocar os colaboradores em evidência, transformando o ambiente organizacional em algo mais atraente para eles. Além disso, a estratégia ajuda a criar constantes aprendizes, facilitando a adoção de uma tendência importante do mercado: a cultura de aprendizado contínuo.

Pensando nisso, apresentamos as principais informações sobre Employee Value Proposition, solucionando qualquer dúvida acerca dessa estratégia. Acompanhe!

O que é Employee Value Proposition?

Employee Value Proposition (EVP) significa proposta de valor ao colaborador. Na prática, a EVP pode ser entendida como tudo o que uma empresa oferece como diferencial a seus colaboradores que o fazem permanecer na corporação, recusar outras propostas e entregar seu melhor trabalho.

A EVP também pode ser entendida como o núcleo da Employer Brand da empresa — marca empregadora, em português. Dessa forma, são os atributos e características da organização no mercado de trabalho que atraem (ou não) os profissionais que estão em busca de uma oportunidade.

Nesse sentido, a EVP não está direcionada aos clientes da empresa, mas a seus colaboradores atuais e futuros. Quanto melhor a EVP de uma organização, mais fácil será para ela manter seus talentos e conquistar novos do mercado — como acontece com empresas como Google, Magazine Luiza, Caterpillar, SAP Labs e tantas outras premiadas por seu ambiente de trabalho.

Como essa prática funciona?

A EVP é o centro de uma estratégia de Employer Branding, ou seja, enquanto a marca empregadora é a forma como os profissionais enxergam a empresa em termos de potencial para trabalho, a EVP são os motivos para a formação dessa imagem. 

O objetivo dessa estratégia é colocar o colaborador em evidência, identificando e investindo em fatores que tornam seu ambiente de trabalho um local melhor, potencializam sua carreira e qualidade de vida na empresa. Com isso, são esperados como retorno:

• aprimoramento do processo de recrutamento e seleção;

• aumento da retenção de colaboradores;

• aumento do nível de comprometimento e engajamento dos empregados;

• aumento da produtividade interna;

• melhor relacionamento entre empregador e empregado;

• boca a boca positivo sobre a empresa no mercado de trabalho;

• maior busca pela empresa como local de trabalho;

• maior facilidade para encontrar e reter talentos.

Como a EVP ajuda na retenção de talentos?

Uma estratégia de EVP bem construída cria não apenas uma imagem positiva para a empresa no mercado, mas também um ambiente de trabalho valorizado por seus colaboradores. Dessa forma, os talentos presentes na organização não encontram motivos para procurar outras oportunidades no mercado ou aceitar novas propostas.

Employee Value Proposition não é formada apenas por boa comunicação, mas por ações que valorizam os colaboradores. Entre elas está o oferecimento de recompensas compatíveis com o mercado, autonomia, novos desafios, investimentos em carreira e recompensas que fortalecem o laço criado entre colaborador e empresa. Todos esses fatores impactam na predisposição de um profissional deixar a organização ou não.

 

"é importante saber que, apesar da implementação de uma estratégia de EVP e Employer Branding ser de responsabilidade da área de recursos humanos, a execução de suas práticas internas depende da colaboração de todos os líderes da organização"

Como adotar uma estratégia de Employee Value Proposition?

Primeiramente, é importante saber que, apesar da implementação de uma estratégia de EVP e  Employer Branding ser de responsabilidade da área de recursos humanos, a execução de suas práticas internas depende da colaboração de todos os líderes da organização — como gerentes, diretores e alta gestão.

Isso acontece porque de nada adianta o time de treinamento e desenvolvimento (T&D) oferecer um plano de capacitação para os colaboradores e seu gerente não permitir que eles participem. O ideal é que todos entendam a importância dessa estratégia e trabalhem em parceria para criar uma cultura de valorização dos ativos de maior valor da corporação: seus profissionais.

Agora, para desenvolver e implementar um plano eficiente que crie um EVP positivo para a organização, é preciso entender que isso envolve a junção de diversas metodologias, como gestão por competências, teorias motivacionais e de capital intangível. O primeiro passo é levantar as seguintes informações:

• como a empresa quer ser vista no mercado de trabalho?

• como é o ambiente de trabalho atual?

• quais fatores são valorizados pelos colaboradores?

• o que se pode mudar e melhorar?

• como se pode atuar em cada frente de contato com os colaboradores?

• qual o orçamento disponível para cada ação?

Para isso, é fundamental ouvir os funcionários e acompanhar métricas de desempenho, a fim de estabelecer uma estratégia que realmente impacte na sua percepção da empresa. Além disso, é indicado buscar conhecimento teórico e know-how de consultores e empresas especializadas nessa prática.

Quais as melhores práticas para uma EVP de sucesso?

Existem diversas práticas que podem ser adotadas por uma empresa para construir uma EVP de sucesso. Entre elas estão:

Plano de carreira

Motiva o funcionário a se esforçar e apresenta uma visão de futuro para ele dentro da organização. 

Capacitação constante

Treinamentos motivam e desenvolvem os colaboradores para que eles se tornem melhores profissionais e ajudam na sua valorização pela empresa.

Autonomia

Permite que o colaborador desenvolva suas ideias e atue de forma mais independente, sem tantas restrições e limitações de seu pensamento.

Flexibilidade

Garante que os colaboradores criem uma agenda de trabalho mais alinhada com suas necessidades, aumentando sua qualidade de vida no trabalho e fora dele.

Harmonia na equipe de trabalho

Evita atritos entre os colaboradores e garante um ambiente de trabalho mais leve e fluido.

Recompensa

Apresenta aos colaboradores fatores que valorizam seu trabalho, contribuição e resultados.

Segurança

Garantia de um ambiente seguro para que eles exerçam suas funções.

Esses são alguns exemplos do que pode ser focado num plano de desenvolvimento de EVP da empresa. A escolha entre eles deve ser feita considerando a missão, a visão e os valores do negócio, bem como o tipo de profissional que se almeja conquistar e manter. 

Por que colocar o colaborador em evidência é tão importante?

Existem diversos motivos para adotar uma estratégia EVP e colocar o colaborador em evidência. A primeira delas é a competição do mercado, que tem tornado a busca de profissionais bem qualificados um grande desafio para muitas organizações. Dessa forma, aumentar sua atração e retenção de talentos é fundamental para minimizar esse problema.

Além disso, essa estratégia garante diversos benefícios para o ambiente interno da empresa, melhorando seu desempenho. Por esse motivo, mesmo que seja necessário fazer maiores investimentos no desenvolvimento dos colaboradores, o retorno financeiro é garantido.

Fica evidente que adotar a Employee Value Proposition é uma necessidade das empresas que buscam atrair e manter os melhores talentos em seus times. Além disso, os benefícios e garantias trazidas por ela tornam a estratégia muito atrativa.

É importante considerar que uma estratégia de EVP é uma prática contínua. Toda ação e decisão da empresa impacta na sua percepção dentro do mercado de trabalho, portanto não adianta criar uma única campanha e esperar que seus resultados durem muito tempo — consistência é fundamental.

Gostou de conhecer mais sobre a EVP e a importância dessa prática? Então, não se esqueça de curtir a nossa página no LinkedIn para acompanhar mais publicações como esta!

  • EVP Employee value proposition


No comments yet. Be the first.

Asset Publisher Asset Publisher

Web Content Display Web Content Display