Web Content Display Web Content Display

Tendencias

Asset Publisher Asset Publisher

Back

Desafios de T&D: os seis mais enfrentados pelas organizações

Desafios de T&D: os seis mais enfrentados pelas organizações

Com uma vida urbana cercada por diversas responsabilidades, nem sempre os setores conseguem manter a capacitação continuada. Porém, a evolução do mercado é frequente e exige profissionais atualizados. Logo, um dos maiores desafios da equipe de treinamento e desenvolvimento (T&D) é criar formas para desenvolver esse colaborador, sem interromper sua produtividade.

Neste artigo, você vai conferir seis desafios que exigem maior atenção do setor de treinamento e desenvolvimento. Vai descobrir também como contornar esses pontos e alcançar resultados mais expressivos dentro da corporação. Boa leitura! 

Motivos que levam aos principais desafios de T&D

O setor de T&D é relativamente novo, então, é comum ter mais dificuldades para provar sua importância. Por isso, os gestores da área costumam enfrentar certos pontos desafiadores em comum. 

Porém, basta seguir a lógica que, para um negócio manter suas portas abertas, é preciso ter clientes satisfeitos. Assim, mais compradores podem chegar à marca e permanecer com ela. Então, para que essa engrenagem funcione, é fundamental focar nos colaboradores, pois são eles que atendem às necessidades diretas de cada consumidor. Aqui entra a área de T&D. 

É nesse ponto que o setor de treinamento e desenvolvimento mostra o seu valor. Ele faz uma interligação entre o pessoal interno e os objetivos da companhia. Com isso, o T&D incentiva o crescimento constante e o desenvolvimento de melhorias — sempre focando em ter colaboradores motivados e que exerçam seu cargo com toda a capacidade.

Contudo, manter pessoas produtivas, qualificadas e alinhadas com a cultura da empresa nem sempre é fácil. Dessa forma, surgem diversas condições desafiadoras ao realizar um projeto de educação corporativa. Confira quais são e como lidar com elas a seguir! 

Os seis desafios de T&D mais enfrentados pelas organizações

Fazer mais com um orçamento reduzido, manter os times motivados e inserir novos modelos de aprendizagem são apenas algumas das preocupações desse setor. Conheça os seis principais desafios da área de treinamento e desenvolvimento.

1. Administrar um orçamento curto

Promover capacitações efetivas deve ser algo atrativo e que prove seu valor no decorrer do tempo. Porém, dependendo da prestadora de serviços para treinamentos ou da dimensão do projeto, pode parecer impossível encaixar o plano ao budget disponível.

Sendo assim, administrar um orçamento curto pode tirar o sono de muitos gestores. Logo, é preciso balancear os custos de forma que isso colabore também para a sustentabilidade da empresa. Por isso, o setor de T&D está sempre buscando realizar mais, da melhor forma e utilizando menos.

• Solução: para conduzir treinamentos interessantes, é essencial escolher bem os parceiros, tanto internos quanto externos. Uma equipe que faça treinamentos caros e sem entregar resultados acabará sendo um problema. Há também aquelas que oferecem serviços com preços abaixo dos praticados no mercado, mas que não têm comprometimento com prazos e eficácia. Assim, é essencial entrar em contato com uma empresa de treinamentos corporativos que preze o equilíbrio entre qualidade e valores. Dessa forma, é possível contribuir para a manutenção financeira da empresa e eficiência da área de T&D.

2. Estimular a produtividade da equipe

Outro dos maiores desafios de T&D é realizar capacitações que estimulem a produtividade dos colaboradores. A busca para capacitar a equipe deve ser capaz de eliminar atrasos na entrega das demandas diárias.

Portanto, os gestores acabam sendo confrontados com a necessidade de realizar um bom treinamento que contribua também para a otimização do tempo da equipe. Afinal, quando o colaborador não exerce bem sua função, a empresa acaba sendo prejudicada.

• Solução: uma forma para resolver esse dilema é investir em treinamentos EAD. Assim, cada pessoa pode realizar os estudos em seu próprio horário livre. Outra maneira eficiente é montar capacitações que apresentem um produto final já necessário para a corporação. Dessa forma, ocorre uma aprendizagem prática e pautada na produtividade. 

 

"um dos maiores desafios da equipe de treinamento e desenvolvimento (T&D) é criar formas para desenvolver esse colaborador, sem interromper sua produtividade."

3. Conquistar o apoio das lideranças

Um time que não se capacita fica defasado para o mercado, produz menos e leva mais tempo em processos que poderiam ser agilizados. Por isso é fundamental investir em treinamentos para modernizar setores. 

Todos os diretores reconhecem os benefícios trazidos pelo T&D. Entretanto, nem sempre é fácil conquistar o apoio das lideranças para todos os projetos. Às vezes, os líderes acabam priorizando o cumprimento de metas urgentes em vez da implementação de um programa de treinamento.

• Solução: para vencer esse obstáculo, que é um dos maiores desafios de T&D, será preciso gerar conscientização. Assim, é essencial envolver os gestores de cada setor, demonstrando com números, dados e relatórios de que forma a capacitação auxilia no aumento da produção diária e na motivação do time. Com isso, fica mais fácil conquistar o apoio dos líderes.

4. Motivar os colaboradores

Além de pensar que os bons treinamentos corporativos beneficiam a empresa, também é primordial manter o colaborador animado durante o processo. Afinal, se ele participar da capacitação desmotivado, cria-se um bloqueio emocional e pouco será absorvido.

Portanto, é importante que esse participante esteja disposto. Isso vale não apenas para os dias das reuniões, mas, sobretudo, para a sua rotina de trabalho.

• Solução: investir também em alguns treinamentos que envolvam técnicas de coaching. Esse método consegue inspirar o time e mostrar o valor e a importância da aprendizagem frequente. Dessa forma, cada participante percebe que é fundamental para a sua empresa — uma grande injeção de ânimo.

5. Provar o ROI dos treinamentos

O desafio de provar o ROI (Retorno sobre Investimento) vale tanto para os investimentos financeiros da empresa quanto para a disponibilidade de tempo dos colaboradores. Então, a área de T&D precisa mostrar constantemente que um treinamento é capaz de gerar retorno sobre o investimento realizado.

Isso deve ser feito ao investir em capacitações que mostrem uma aplicação em curto prazo. Ainda que alguns assuntos sejam mais extensos, os times precisam terminar o material com ferramentas práticas para o dia a dia. Ou seja, já com alguma dica para executar imediatamente. 

• Solução: priorizar os treinamentos com aplicação rápida na rotina. Desse modo, será possível enxergar de forma prática que o ROI foi obtido. Essa ação evita um dos erros cometidos em treinamentos para funcionários, que é não ver aplicações dos conceitos teóricos. Assim, os colaboradores e as lideranças permanecem abertos para novos programas de desenvolvimento.

6. Adaptar o setor às novas formas de aprendizagem

Com a ampliação massiva ao acesso tecnológico, a área educacional não poderia ficar fora dessa transformação. Nesse contexto, uma das dúvidas comuns é se teria chegado o fim do treinamento corporativo presencial.

A resposta a essa pergunta é: não, os treinamentos presenciais ainda são uma alternativa. Porém, é preciso buscar com frequência novidades para treinamentos, sempre avaliando se estão de acordo com o espírito da empresa. Nesse caso, a palavra-chave é personalização.

• Solução: achar uma meio-termo ao aplicar os novos modelos de aprendizagem digital e também manter as reuniões na companhia. Um exemplo é investir na aprendizagem híbrida. Assim, todos os perfis de colaboradores podem ser alcançados.

Criar capacitações interessantes não precisa ser um dos desafios de T&D. Ao seguir as dicas aprendidas, será mais fácil contornar essas dificuldades e obter de fato melhorias. Com isso, é possível envolver tanto a corporação quanto manter a motivação dos membros de cada equipe. 

O que achou das sugestões de hoje? Então, que tal compartilhá-las nas redes sociais e levar essas ideias para os seus amigos da área?

  • desafios de T&D


No comments yet. Be the first.

Asset Publisher Asset Publisher

Web Content Display Web Content Display