Web Content Display Web Content Display

Tendencias

Asset Publisher Asset Publisher

Asset Publisher Asset Publisher

Back

O que é um curso MOOC? Entenda seu uso corporativo

O que é um curso MOOC? Entenda seu uso corporativo

Evoluindo com o mercado, as organizações já estão mais que cientes da necessidade de investir em novos modelos de ensino para otimizar seus projetos de educação corporativa. Nesse cenário, é preciso procurar saber também sobre o que é um curso MOOC e como tem sido usado pelas empresas. Já podemos adiantar: essa é uma das principais tendências em termos de ensino no mundo todo. Criados para atender a um maior número de pessoas e viabilizar a Educação a Distância (EaD), os cursos MOOC representam uma oportunidade de garantir times mais preparados para lidar com os desafios do mercado e, claro, para entregar os melhores resultados para o negócio. Pensando nisso, trouxemos aqui as informações mais importantes sobre os cursos MOOC, seus benefícios, exemplos de uso no mercado e como usar esse formato de ensino no seu negócio. Acompanhe para ficar por dentro!

Afinal de contas, o que é um curso MOOC?

Sigla para Massive Open Online Course ou curso online aberto e massivo, em tradução literal para o português, o MOOC nada mais é que um formato de curso a distância que usa ferramentas web para oferecer seu conteúdo simultaneamente para um grande número de pessoas. Traduzindo: MOOC pode ser compreendido como uma plataforma de ensino a distância em que pessoas de qualquer localidade podem se cadastrar a fim de ter acesso a diversos conteúdos e especializações. Normalmente, o conteúdo é direto e permite o autoaprendizado. Os cursos podem contar com instrutores, avaliações e certificados para os participantes, além de poderem ser de curta, média ou longa duração. Os ambientes podem ser gratuitos ou pagos. O conceito e a primeira plataforma foram criados por desenvolvedores e especialistas da área de educação de Harvard e do Massachusetts Institute of Technology (MIT), em 2011, nos Estados Unidos. Desde então, o formato se tornou tendência, tanto que já existem mais de 9,4 mil plataformas no mundo todo, com mais de 81 milhões de usuários inscritos em algum curso! Com a mudança no cenário corporativo, seguindo para modelos de ensino mais tecnológicos, há uma crescente busca pelo uso de plataformas MOOC e dos benefícios que ela pode oferecer para seus funcionários. E é justamente sobre os benefícios que vamos falar no próximo tópico!

Quais as vantagens desse formato?

Promove o ensino a distância

O benefício mais óbvio desse formato é a promoção da educação a distância, permitindo que qualquer pessoa, independentemente de sua localização, possa acessar o conteúdo e aprender algo. Tudo é feito pela internet e não há necessidade de deslocamento.

Permite adaptações de conteúdo

Um dos diferenciais desse modelo é o processo de ensino-aprendizagem com interação. Isso significa que a plataforma pode permitir que alunos contribuam com a produção do conteúdo. Assim, um curso pode começar de uma maneira e estar totalmente diferente depois de 2 meses, com novas atualizações e exemplos trazidos por seus participantes

4. Incentiva a interação e o autoaprendizado

Como existe a possibilidade de contribuir com o conteúdo, há um incentivo para uma maior participação dentro do curso. Além disso, o conteúdo tende a ser completo e direto, permitindo que o participante consiga aprender sozinho.

Oferece vasta gama de opções

Outro benefício das plataformas MOOC é a vasta gama de opções de cursos para os participantes. Os assuntos são os mais diversos, indo de aulas de xadrez a programas de engenharia de software e desenvolvimento de sistemas.

Atende às necessidades dos profissionais

Os módulos e conteúdos de uma plataforma MOOC podem ser acessados conforme as necessidades e o desejo de cada aluno, permitindo que o desenvolvimento se encaixe perfeitamente dentro de sua rotina.

Como as empresas estão adotando a tendência?

Como falamos, empresas do mundo todo já perceberam os benefícios trazidos pelas plataformas MOOC. Seu uso em projetos de educação corporativa é feito principalmente de 3 formas: disponibilização de links, parcerias com plataformas pagas e construção de uma solução própria. A primeira é pela simples disponibilização de links de cursos de diferentes plataformas gratuitas para os colaboradores, incentivando seu desenvolvimento sem muitos custos, mas também sem tanto controle sobre o processo. A segunda forma é por meio de parcerias com plataformas pagas. Nesse acordo, os colaboradores passam a ter acesso gratuito ao conteúdo, que pode ser desenvolvido pensando nas necessidades de desenvolvimento desses profissionais. Nesse modelo, a empresa precisa investir, mas tem mais controle sobre as opções oferecidas para o time. Por fim, a terceira forma de usar plataformas de MOOC é construindo uma própria! Dessa maneira, os colaboradores têm acesso a um ambiente completo de desenvolvimento, criado pensando em suas necessidades e nos objetivos de aprendizado da empresa, normalmente tomando como base um Levantamento das Necessidades de Treinamento (LNT). Como o ambiente é exclusivo, o controle é total, bem como a personalização de funcionalidades e do conteúdo.

Como tornar o MOOC realidade?

A essa altura, você já entendeu que o investimento em uma plataforma MOOC é uma ótima estratégia para qualquer organização, certo? No entanto, para realmente aproveitar seus benefícios e fazer um investimento de sucesso, é necessário seguir alguns passos. Confira!

Planejamento

O primeiro passo é fazer um bom planejamento, definindo metas e objetivos para o projeto. O ideal é usar um LNT para estabelecer as lacunas de desenvolvimento que podem ser corrigidas pela plataforma, bem como os processos atuais que poderiam ser feitos por ela.

Desenvolvimento

A partir das informações levantadas anteriormente, é possível estabelecer um plano de desenvolvimento da solução, incluindo seu layout e as funcionalidades necessárias para um bom funcionamento e uso pelos colaboradores. Além disso, é necessário desenvolver os módulos e produzir o material de cada um — podem ser vídeos, gamificação, e-books, apostilas e diversos outros formatos. Outro item que deve ser desenvolvido são os métodos de avaliação de cada treinamento e capacitação presente na plataforma. O indicado é ter diferentes momentos e formatos para avaliar o desenvolvimento dos profissionais, seja por meio de atividades e projetos práticos ou provas ao final de cada módulo.

Implementação e acompanhamento

Por fim, é necessário implementar a plataforma na empresa, apresentando suas funcionalidades para os colaboradores e incentivando sua adoção. Nesse momento, é importante acompanhar e medir resultados, como taxa de inscrições, abertura de módulos e conclusão dos treinamentos. Essa coleta de dados ajudará a otimizar a solução, bem como servirá para mostrar seu valor para outras áreas, justificando o investimento. Esse processo não é simples e demanda um time extremamente preparado e capacitado. Por esse motivo, muitas organizações optam por contratar uma empresa especializada no assunto, que funciona como uma verdadeira parceira, ajudando na construção e na implementação de todas as etapas de um projeto de sucesso. E então, gostou de saber mais sobre o que é um curso MOOC e como esse formato de ensino é uma ótima opção para as empresas? Então acompanhe o nosso LinkedIn para mais artigos como este.


Web Content Display Web Content Display