Web Content Display Web Content Display

Tendencias

Asset Publisher Asset Publisher

Asset Publisher Asset Publisher

Back

Eventos de capacitação: por que você precisa de uma consultoria?

Eventos de capacitação: por que você precisa de uma consultoria?

Entre as diversas funções e tarefas com que a equipe de Recursos Humanos precisa se preocupar, organizar eventos de capacitação e treinamento costuma ser uma das mais complicadas. Afinal de contas, são diversos os detalhes que devem ser providenciados com máxima precisão para se alcançar o melhor retorno possível.

Lembrando que uma boa estratégia de treinamento é crucial para manter o time preparado para lidar com os desafios do mercado e manter o negócio competitivo. Nesse sentido, o processo ideal inclui a passagem por diversos estágios e exige um time altamente especializado no assunto, além de muito planejamento e tempo para investir.

Para lidar adequadamente com esse desafio e garantir resultados surpreendentes, muitas organizações têm buscado ajuda de consultorias especializadas em educação corporativa. Experts no tema, tais empresas são capazes de contribuir com todo o processo, desde o planejamento à medição de resultados, garantindo o sucesso das atividades.

Pensando em tudo isso, resolvemos explicar aqui como uma consultoria especializada pode ajudar seu negócio a promover eventos de capacitação e outros treinamentos de forma mais eficiente, garantindo melhores resultados. Confira!

Planejamento

Começando com a base do sucesso de qualquer área, uma consultoria especializada em educação corporativa contribui com a construção de um planejamento otimizado para as necessidades de eventos de capacitação da organização. Normalmente, o processo envolve:

  um cuidadoso Levantamento das Necessidades de Treinamento (LNT), processo que identifica as demandas de cada área e funcionário em termos de desenvolvimento, bem como as melhores práticas para a apresentação do conteúdo;

  elaboração de um cronograma para definir como funcionará a execução dos eventos de capacitação;

  análise e definição de questões técnicas relacionadas a infraestrutura, logística, legislações e normas a serem seguidas;

  estimativa de custos, com a previsão de todos os gastos que a empresa terá com os treinamentos.

Assim, tanto o levantamento dessas informações quanto a efetiva construção da estratégia são procedimentos feitos em conjunto: pela consultoria em parceria com a organização. Tudo é feito de forma bastante personalizada, seguindo as necessidades da empresa.

Um erro comum ao realizar eventos de capacitação é não identificar o melhor tipo de treinamento para o público que será abordado, o que reduz a eficiência da iniciativa. Um dos grandes benefícios de contar com uma consultoria é que ela faz o LNT corporativo para determinar a melhor opção para cada necessidade.

Especialização

Uma das principais vantagens de usar uma consultoria é ter acesso a um time altamente especializado e bem treinado. Com profissionais mais que preparados para apresentar as melhores estratégias a fim de construir eventos de capacitação e treinamentos capazes de realmente trazer bons resultados para o negócio, todo o processo é otimizado.

Vale ressaltar que, além do preparo em si, esse time de experts traz novas perspectivas e tendências para o processo de treinamento da organização. Como a consultoria lida com diversas empresas no mercado, tem acesso ao que mais tem feito sucesso, às melhores práticas e aos métodos mais usados, indicando o que couber na realidade da sua organização.

Estratégia

Principalmente quando o evento é presencial e envolve muitos participantes, organizar um bom treinamento pode ser extremamente trabalhoso. Nesse caso, é necessário procurar por um local com a infraestrutura adequada, bem como entender as regras exigidas para a execução do treinamento, fazer um cronograma, lidar com fornecedores e produzir contratos, entre outras diversas atividades que acabam consumindo um tempo precioso do time.

Para lidar da melhor forma possível com todas essas funções, seria necessário ter um time dedicado ou ao menos fazer com que parte da área de RH deixasse suas funções para dar conta do recado. Ao contratar uma consultoria especializada, todas as tarefas são feitas por ela, deixando sua equipe livre para focar em questões mais estratégicas.

Tecnologia

Um dos principais benefícios de ter uma empresa parceira para organizar e executar eventos de capacitação é a possibilidade de ter acesso a novas tecnologias, trazendo melhores resultados para a organização.

Aí entra a educação digital corporativa, uma prática cada vez mais comum no mercado. Ela pode ser realizada de forma online, presencial ou híbrida.

Online

No primeiro caso, são usadas plataformas, aplicativos  e jogos digitais, permitindo que os treinamentos sejam dados de maneira mais personalizada e avançada, usando recursos tecnológicos para engajar os funcionários. 

Presencial

Já em treinamentos presenciais, é possível adotar a tecnologia para otimizá-los, tornando-os mais envolventes, com menor custo e, dependendo da situação, até mais seguros. Um exemplo disso é o uso da realidade virtual e da realidade aumentada, que viabilizam capacitações práticas sem que os funcionários precisem executar uma ação real — como o manuseio de um equipamento.

A tecnologia também permite que as empresas adotem um sistema de formação contínua para seus funcionários, proporcionando um ambiente em que conseguem se manter em constante desenvolvimento e aprendizado, acessando diferentes treinamentos e conteúdos educativos a qualquer hora.

Empresas especializadas oferecem serviços de desenvolvimento de estratégia e implementação de projetos de educação corporativa completos, incluindo todas as etapas de entendimento das novas tecnologias, construção de plataformas corporativas e produção de material educativo em diferentes formatos e modelos para as empresas. Todo o processo é pensado de forma a usar essas tendências para atender às demandas do negócio.

Custos

Por fim, empresas que optam pela contratação de consultorias para dar andamento a esse processo têm ganhos financeiros. Isso acontece porque, normalmente, a própria consultoria tem uma rede de parceiros e opções de fornecedores para a realização de eventos de capacitação. Dessa forma, a seleção é mais segura e o custo, menor.

Outro ponto que impacta a redução dos custos da empresa é o fato de que, normalmente, as organizações não contam com pessoal especializado para realizar essas funções. Assim, o investimento necessário para a construção dessa equipe e o desenvolvimento de toda a estratégia dos eventos se torna muito maior que o valor de contratação de uma consultoria especializada no assunto.

Depois de tudo isso, fica mais que evidente que, quando bem desenvolvidos, eventos de capacitação e treinamento garantem ótimos resultados para qualquer organização, não é mesmo? Pode acreditar: esse processo pode ser bem complexo e custoso para organizações que não contam com times especializados.

Para lidar com o desafio de criar algo eficiente e otimizado, as empresas estão buscando consultorias de educação corporativa para ajudarem a planejar, implementar e reduzir custos, trazendo novidades, tendências e novas tecnologias que fazem toda a diferença no desenvolvimento dos funcionários.

Vale lembrar que, assim como qualquer fornecedor, é importante encontrar uma empresa com qualidade garantida em suas entregas. Esse parceiro também deve seguir a cultura do negócio, adaptando-se a suas necessidades. Só assim você consegue garantir bons resultados!

Agora que você já sabe como uma consultoria pode fazer diferença para os eventos de capacitação e treinamento da sua empresa, acha que é o momento de encontrar esse parceiro para seu negócio? Então entre em contato com a Telefônica Educação Digital, referência no assunto, e comece seu projeto o quanto antes!


Web Content Display Web Content Display